domingo, 7 de fevereiro de 2010

RESSURREIÇÃO DE CRISTO

A ENCICLOPÉDIA CATÓLICA traz a seguinte informação sobre a RESSURREIÇÃO DE CRISTO:
A ressurreição é a retorno dos mortos, o reinício da vida. Neste artigo, vamos tratar apenas da Ressurreição de Jesus Cristo. (A Ressurreição Geral do Corpo será abordada em outro artigo.) O fato da ressurreição de Cristo, as teorias de oposição a este fato, as suas características, e as razões de sua importância deve ser considerada em pontos distintos.




O FATO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

As principais fontes que atestar o fato da ressurreição de Cristo são os quatro Evangelhos e as Epístolas de São Paulo. A Manhã de Páscoa é tão rica em incidente, e tão cheia de pessoas interessantes, Mas a sua história completa apresenta um quadro bastante complicado. Não é de surpreender, portanto, que as historias parciais contidas em cada um dos quatro evangelhos parece à primeira vista difícil de harmonizar.

Mas qualquer que seja visão exegética como a visita ao túmulo pelas mulheres piedosas e o aparecimento dos anjos. Não podemos negar os Evangelistas quanto ao fato de que o Cristo ressuscitado apareceu para uma ou mais pessoas.

Segundo São Mateus, Ele apareceu para as santas mulheres, e novamente em uma montanha na Galiléia, segundo São Marcos, Ele foi visto por Maria Madalena, por dois discípulos de Emaús, e os onze antes da sua ascensão ao céu; segundo São Lucas, Ele andou com os discípulos de Emaús, e apareceu a Pedro e aos discípulos reunidos em Jerusalém, segundo São João, Jesus apareceu a Maria Madalena, aos dez Apóstolos no domingo de Páscoa, e aos onze uma semana mais tarde, e aos sete discípulos, no Mar de Tiberíades.

São Paulo (1 Coríntios 15:3-8) enumera uma série de aparições de Jesus após a Sua Ressurreição, ele foi visto por Cefas, pelos Onze, por mais de 500 irmãos, muitos dos quais ainda estavam vivos no momento da escrita do Apóstolo, por Tiago, por todos os Apóstolos e, finalmente, pelo próprio Paulo.

Aqui está um esboço de uma harmonia possível dos Evangelistas sobre os principais acontecimentos do Domingo de Páscoa:

»As santas mulheres carregando as especiarias previamente preparado para irem o sepulcro de madrugada, e alcançá-lo depois do nascer do sol, pois elas estavam preocupadas com a pesada pedra, mas não sabiam nada do oficial da guarda do sepulcro (Mateus 28:1-3, Marcos 16:1-3, Lucas 24:1, João 20:1).

»O anjo assusta os guardas com seu brilho, colocá-los em fuga, rolou a pedra, e sentou-se não em cima (ep autou), mas acima (epano autou) da pedra (Mateus 28:2-4).

»Maria Madalena, Maria, a Mãe de Tiago, e Salomé vão ao sepulcro, e ver a pedra rolada para trás, ao que Maria Madalena retorna imediatamente para informar os Apóstolos (Mc 16:4, Lucas 24:2, João 20:1-2)


.
»As outras duas santas mulheres entram no sepulcro, encontram um anjo sentado no vestíbulo, que mostra-lhe o sepulcro vazio, anuncia a ressurreição, e as comissiona para que digam aos discípulos e a Pedro que eles verão a Jesus na Galiléia (Mateus 28:5 -7, Marcos 16:5-7).

»Um segundo grupo de mulheres santas, consistindo de Joanna e sua companheira, chegam ao sepulcro, onde provavelmente já haviam combinado de se encontrar com o primeiro grupo, encontra-o vazio no seu interior, e são advertidos por dois anjos que Jesus ressuscitou, segundo a sua predição (Lucas 24:10).
»Pouco tempo depois, Pedro e João, que foram notificados por Maria Madalena, chegam ao sepulcro e encontram o pano de linho em uma situação como a de excluir a suposição de que o corpo foi roubado, porque estava simplesmente no chão, mostrando que o corpo sagrado tinha desaparecido fora deles sem tocá-los. Quando João informou isso, eles acreditaram (João 20:3-10).

»Maria Madalena retorna ao sepulcro, vê primeiro dois anjos, e depois o próprio Jesus (João 20:11-16, Marcos 16:9).

»Os dois grupos de mulheres piedosas, que provavelmente o encontrou em seu retorno à cidade, são favorecidos com a visão de Cristo, que as comissionou para dizer aos seus irmãos que eles vão vê-lo na Galiléia (Mateus 28:8-10, Marcos 16:8).

»As santas mulheres relatam suas experiências aos Apóstolos, mas eles não acreditaram (Marcos 16:10-11, Lucas 24:9-11).

»Jesus aparece aos discípulos de Emaús, e eles voltam para Jerusalém, os apóstolos parecem oscilar entre a dúvida e a crença (Marcos 16:12-13, Lucas 24:13-35).

»Cristo aparece a Pedro e, portanto, Pedro e João, acreditam firmemente na ressurreição (Lucas 24:34, João 20:8).




»Após o retorno dos discípulos de Emaús, Jesus aparece para todos os Apóstolos, com exceção de Tomé (Marcos 16:14, Lucas 24:36-43, João 20:19-25).
A harmonia das outras aparições de Cristo após a Sua Ressurreição não apresenta dificuldades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário